sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Capitalismo x Socialismo

Caros leitores...
Em um debate numa programação de TV, eu vi um tema muito bacana
(CAPITALISMO X SOCIALISMO), e cheguei a conclusão de que muitos

devem saber da verdadeira máfia que rola no nosso sistema capitalista,
vejamos...

O capitalismo é uma consequência do sistema burguês, desde a época do Brasil-colônia, quando a burguesia de Portugal se implantou aqui nos territórios geográficos brasileiros.
Qual a finalidade do capitalismo?
Investir alto, para ter um lucro 10x maior! Talvez seja isso que a política e a mídia querem que você pense, mas não é bem assim. Com o capitalismo em jogo sempre houve uma coisa que muitos de nós ouvimos falar nos debates políticos, a questão da desigualdade social e competição de mercado. Apenas com o capitalismo é que se há a questão da desigualdade social, pois no socialismo nunca houve tamanha repressão e injustiça com as classes mais pobres dos países envolvidos.
Temos a exemplo de Cuba, país fechado (por causa dos E.U.A), pois desde o fim da guerra fria, que as autoridades Norte-Americanas vem fazendo mau uso da mídia para falar de Cuba, vou-lhes dar um exemplo mais claro. Cuba hoje, tem um IDH maior que o do Brasil ou seja, Brasil hoje tem um IDH de 28% em relação a outros países, cuba tem um IDH de 30% em relação a países mais ricos como Espanha, França e Inglaterra.
E um simples detalhe que é muito curioso, é um país SOCIALISTA! Como pode? Um país que por muitas autoridades é visto com maus olhares e que é feita uma má interpretação do regime. O país hoje (CUBA) tem riquezas industriais jamais vistas, tem o maior índice de alfabetizados, os melhores médicos do mundo em cirurgias, hoje cuba é mais que um país desenvolvido, como assim? Pode isso?
Temos outro exemplo de país socialista, CHINA! Hoje a China é um país que está no G20 (países desenvolvidos) como o 18º enquanto isso o Brasil em 20º, ou seja, será que o Brasil sendo uma nação CAPITALISTA está sendo coerente com as leis capitalistas? Será que mesmo elegendo a cada 4 anos um novo presidente temos o direito de estar sempre por cima?
São algunas questões que em um país Socialista, isso não ocorre!

Mas alguns estudiosos usam o seguinte argumento - "Mas Cuba e outros países socialistas estão em ditadura, muitos estão sendo torturados, como explicar isso?" - Aí que está! No Brasil na década de 40,50 e 1960, muitos morreram, muitos foram massacrados e torturados para lutar pela liberdade, e hoje? Nesses países socialistas aconteçe o mesmo, sendo que muitos lutam contra o socialismo. Mas devo-lhes lembrar que, países socialistas são mais amigáveis que capitalistas, países capitalistas lutam para sobresair ou melhor disendo, passar a frente de outros, mas no socialismo a única coisa que se prega é "Lutar pelo próximo e pela pátria, ser honesto e nunca querer invadir o respeito de outros", isso é socialismo. E o capitalismo? Onde fica? O capitalismo tem a seguinte frase - "Lutar pela riqueza, matar se for preciso e sempre estar melhor que outros!" - isso é capitalismo.
E agora eu deixo uma pergunta. Qual a melhor escolha para uma sociedade rica e saudável?
CAPITALISMO ou SOCIALISMO?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A mente humana pode ser julgada por uma nota?

Caros leitores, vou-lhes mostrar sobre como a nossa mente funciona,
mas pense se você como aluno (se não é aluno um dia foi), se você merece ser
julgado por uma nota!


Recentemente saiu em S.P. (Folha de São Paulo) que uma escola estadual acabou com o regime de notas,
ou seja, nenhum aluno será mais julgado por uma nota de 0 a 10.

Muitos foram contra e muitos a favor (a maioria a favor), mas dados mostram que nenhum aluno deve ser julgado de 0,0 a 10,0 .
Segundo Canen (2001), Gandin (1995) e Luckesi (1996), a avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática, à luz de critérios claros, estabelecidos prévia ou concomitantemente, para tomada de decisão. Desse modo, três elementos se fazem presentes no ato de avaliar: a realidade ou prática julgada, os padrões de referência, que dão origem aos critérios de julgamento, e o juízo de valor.
Caro leitor, é real que a nota reflete a inteligência e o estudo de um aluno, isso é óbvio, porém há falhas nesse regime! Vou ser mais claro...
Você como aluno vai para escola todos os dias, mas na sua cabeça existem muitos problemas (não importa quais...) e você vai pra escola preocupado com a prova, quando chega lá não consegue resolver, pelo simples fato da pressão psicológica mas não pelo fato de não ter estudado...
Este é um dos argumentos entre outros... Mas a questão é, a educação brasileira está pronta pra poder receber essa mudança? Será que no futuro não teremos mais notas pra poder julgar a mente de um aluno?
Por quê é isso que vemos todos os dias, um aluno criança ou adolescente de ensino básico ou médio sendo julgado as 5 ou 6 horas diárias na escola por uma nota!
Pense bem nisso e veja qual é o melhor pra você!